terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sony - Oferta ampliada

Ainda não há muitos anos, era difícil imaginar que seria possível dar uma notícia do género da que estamos a dar agora, acerca da apresentação dos novos cartões de memória SDHC, da Sony. Os tempos mudaram, e a fixação da marca nipónica nos seus próprios cartões MemoryStick - e suas múltiplas variantes - apresenta-se como algo do passado.
Na verdade, a Sony não só aderiu ao formato SD, como tem estado bastante activa no desenvolvimento de normas e produtos alternativos ao seu padrão “clássico”. Já o vimos aqui, a propósito, por exemplo, do anúncio conjunto com a Nikon e a SanDisk, relativo a novos cartões CF profissionais (ler também Proposta conjunta).
Desta vez, a Sony propõe cartões de alta capacidade SDHC, acompanhados de uma novidade, a nível mundial: o primeiro software de recuperação de ficheiros com suporte AVCHD, o File Rescue HD.
No que respeita aos suportes de memória, eles distribuem-se por três gamas: a ‘Essential’, de classe 4, que aposta na relação qualidade/preço, está talhada para câmaras básicas - tanto de fotografia como de vídeo - e oferece capacidades de 2, 4 e 8 GB; a série ‘Experience’, também de classe 4, permite velocidades de leitura de dados até 15 MB/s e está disponível nas versões de 2, 4, 8 e 32 GB, e é recomendada pela marca para câmaras DSLR e de vídeo com capacidade de gravação Full HD; os cartões ‘Expert’ - de 8, 16 e 32 GB - pertencem à nova classe 10 e reclamam velocidades de leitura até 20 MB/s, e são mais adequados para a gravação de imagens 3D e altas taxas de disparos contínuos, em fotografia de alta resolução.
Cada cartão possui um espaço próprio para anotações escritas, garantia de cinco anos e vem numa nova embalagem mais amiga do ambiente.
O software File Rescue Software HD, que acompanha gratuitamente os cartões das séries ‘Expert’ e ‘Experience’, permite a recuperação de até 90% - segundo a marca - dos ficheiros apagados por engano, sejam eles dos formatos JPEG, MPEG-1, MP4 ou, como novidade, AVCHD, desenvolvido pela Sony.
Também gratuito, naquelas duas séries, o software x-Pict Story permite combinar música e fotos com vários efeitos visuais e transições, para criar apresentações com aspecto profissional sem necessidade de conhecimentos especiais. A integração com o software Sony Picture Motion Browser facilita o carregamento das apresentações para websites como o YouTube ou o Facebook, com apenas alguns cliques.
Os novos cartões e software estarão disponíveis a partir do próximo mês!

Sem comentários: